Seleção Ecarta – Milton Kurtz
A mostra coloca em evidência a trajetória artística e o estatuto de um artista gaúcho que se compromete com a leitura da própria identidade brasileira. Os regionalismos, as marcas de uma cultura centralizada na figura masculina e as nuances entre sermos americanos e sermos americanizados compõem um mosaico estético e político de uma produção, que é antes de tudo, uma assinatura de resistência. As obras selecionadas destacam a pluralidade e a versatilidade com a qual Milton Kurtz (Santa Maria/RS, 1951 – Porto Alegre/RS, 1996) desempenha seu papel provocativo e sedutor permeado pela indústria cinematográfica e os retratos do cotidiano que o cerca.
A curadoria dispõe no espaço expositivo uma abertura ao diálogo, que por meio de colaborações de outros 20 relevantes nomes, mesclando jovens artistas, curadores e estudiosos do tema, discorrem sobre os trabalhos escolhidos para aproximar ainda mais o público da atmosfera densa, libidinosa e provocativa que Milton Kurtz nos insere.
curadores
Nicolas Beidacki
Graduado em Teatro Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFpel), dramaturgo, artista visual e Conselheiro de Cultura do Rio Grande do Sul
Artista visual, escritor, professor e doutor em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale
críticos
Carolina Hädrich, Celma Paese, Chico Soll, Cristiano Goldschmidt, Cristina Barros, Diego Groisman, Diego Hasse, Diones Camargo, Felipe Caldas, Guilherme Fuentes, Henrique Menezes, João de Ricardo, Laura Cattani, Marina Roncatto, Mel Ferrari, Nina Sanmartin, Renata Voss, Roger Lerina, Ulisses Carrilho e Vitor Necchi
seleção ecarta
O projeto consiste em apresentar, anualmente, expressivos nomes da produção artística no Rio Grande do Sul.
A ideia é reunir em torno do artista outros olhares, através da produção textual de pesquisadores, críticos e curadores convidados, expandindo a visão e democratizando o conhecimento sobre as obras em questão, aportando múltiplas e novas narrativas a sua poética. O primeiro artista convidado foi Mário Röhnelt (2018), seguido de Clóvis Dariano (2019)
abertura
12 de março de 2020, 19h
visitação
Até 19 de abril de 2020 (de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h)
visitação virtual
local
Galeria Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre)
entrada gratuita
informações
51. 4009 2970