Conversa de Professor 2020 Virtual
A edição 2020 do projeto terá três encontros por videoconferência, dirigidos a professores, coordenadores pedagógicos, estudantes de pedagogia e demais interessados. Como tema central, a educação infantil (crianças de zero a cinco anos de idade)
horário
19h
local
Página da Fundação Ecarta no Youtube
inscrições
Gratuitas
Ficha de Inscrição
apoio
Sinpro/RS e Famurs
13/08/2020 – 19h
Possibilidades pedagógicas para pensar BNCC na educação infantil
O doutor em Educação Paulo Fochi apresenta sua leitura e seu entendimento sobre a educação infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando a importância dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento e dos campos de experiência.
Palestrante
Paulo Fochi
Pedagogo, especialista em Educação Infantil (Unisinos), mestre em Educação na linha Estudos da Infância (Ufrgs), doutor em Educação na linha de Didática e Formação de Professores (USP). Foi um dos quatro consultores e redatores para a construção do documento da BNCC para a Educação Infantil. Atua no assessoramento de escolas e redes de Educação Básica e em produções culturais e artísticas para crianças.
20/08/2020 – 19h
Alfabetização e letramento: possibilidades no(s) contexto(s) da pandemia
O isolamento social trouxe uma maior visibilidade das desigualdades sociais, econômicas e de acesso às tecnologias. Cenários e contextos múltiplos permeiam a vida dos estudantes e suas famílias e dos professores e suas famílias. Não é possível avançar em Educação sem olhar para as desigualdades e buscar alternativas. As soluções não são as mesmas para todo. É possível continuarmos investindo e mediando o processo de alfabetização e letramento, apesar do(s) contexto(s) da pandemia. É necessário nos colocarmos na postura de professores aprendizes: estamos todos aprendendo (professores, estudantes, famílias, comunidade escolar). Precisamos de um olhar humilde e compreensivo diante dos diferentes contextos, tempos e processos de aprendizagens.
Palestrante
Carina Pfaffenseller
Formada em Pedagogia e mestre em Educação (Ufrgs).
Pedagoga Sistêmica/Idesv,
É professora regente dos anos iniciais em escola da rede privada de ensino no município de Porto Alegre – RS.
27/08/2020 – 19h
A educação infantil, a era digital e as tecnologias
A constituição psíquica infantil recebe influências da qualidade das relações estabelecidas e dos ambientes que a criança participa. A partir desse cenário, faz a síntese de suas vivências e significa o que ocorre ao seu redor. Há ainda poucas evidências das repercussões da era digital sobre a constituição e formação emocional das crianças. Para que tal influência não seja negativa e traga inúmeros prejuízos é necessária a reflexão e intervenção de pais e cuidadores para mediar ativamente o contato das crianças com os recursos tecnológicos. É fundamental instrumentalizar os professores a compreenderem a era digital e os impactos sobre o desenvolvimento infantil, identificarem situações de riscos para melhor orientarem pais e cuidadores quanto ao uso de recursos tecnológicos por crianças e criar possibilidades de manejo.
Palestrante
Michele Poletto
Formada em Psicologia (UCS), mestre (Ufrgs), doutora (Ufrgs), com estágio doutoral na Universidad Autónoma de Madrid (UAM/Espanha) e pós-doutora em Psicologia (Ufrgs). Psicanalista/Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre, membro efetivo e supervisora do CEPdePA, é docente universitária do curso de Psicologia.