4º Festival Internacional de Videodança
Chegando a sua quarta edição, o Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS anuncia a seleção de 49 videodanças, oriundos de 19 países e 8 estados brasileiros. A qualificação ocorreu entre 152 inscrições de 24 países.
Os trabalhos combinam as linguagens das artes do vídeo e da dança em temáticas livres com duração de até dez minutos. O festival vem se consolidando rapidamente e ampliando sua abrangência e mantendo a pontuada linguagem da videodança e de suas implicações no campo das artes regionais e nacionais.
países
África do Sul, Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Indonésia, Itália, México, Nigéria, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Venezuela;
estados
Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul.
comissão
A comissão avaliadora do FIVRS 2023 foi composta por: Ana Sedeño Valdellós (Espanha), Constanza Cordovez (Chile), Gustav Courbet (Brasil), Leo Roat (Brasil), Mabel Cristina Filimón (Argentina) e Manoel Timbaí (Brasil).
selecionados
videodanças
Acción Artística Butoh (2023, 06’16”), de Osvaldo Cibils + IA. Uruguai/Barcelona, Espanha.
Areinwe (2023, 03’20”), de Selene Baptista e Sebastián García. Venezuela.
Asas (2022, 02’19”), de Diego Mac. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Being Elsewhere (2021, 02’31”), de Holger Mohaupt. North Berwick, East Lothian, Escócia.
Bëwák (2023, 03:53″), de Hellen Hernández Sánchez e Fabio Cecilio Pérez Solís. Costa Rica.
Blessings (2021, 05’02”), de Tanniqua-Kay Buchanan. Chicago, Illinois, Estados Unidos.
Bolha (2021, 09’58”), de Movidos Dança. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
Childhood/Adulthood (2022, 06’29”), de Jagoda Turlik e Julia Domagalska, Szymon Pacholec, Piotr Werewka. Varsóvia, Polônia.
CINESIA (2022, 02′), de Eduarda Barcelos. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Compulsório (2022, 04’25”), de Aline Salmin e Bruna Brunu. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.
Corpoesia (2023, 02’09”), de Samara Rocha Santos e Ademir Junior. Espírito Santo, Brasil.
Corpos/Cidade (2021, 10′), de Kanauã Nharu. Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.
C R I S O L (2021, 07’04”), de Camila Magalí Pereyra. Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina.
Dança do quase silêncio ou Uma afro-gaúcha em dançovivências (2022, 09’43”), de Liana da Silva Cunha e Jaqueline Santana. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
Descent into Death (2021, 10″), de Smangaliso Ngwenya e Phumlani Mndebele. Joanesburgo, África do Sul.
Despertar (2023, 04’23”), de Aldo Venegas. Acapulco, México.
El tiempo cambia – Disciplina (2022, 04’02”), de Yanoski Suarez Rodriguez e Paseal Perron. Santiago de Cuba, Cuba.
El túnel (2022, 06’06”), de Rafaela Molina. Montevidéu, Uruguai.
Entre orixás (2022, 08 30″), de Dinah Schonhaut. Buenos Aires, Argentina.
Espaldas Dobladas (2021, 05’15”) de Hernán David López. Buenos Aires, Argentina.
Hacer Memoria Cuerpo, Capítulo 1 (2021, 10″), de Micaela Rivetti, Nicolás Martinez Cremonese e Maximiliano Bottoli. Buenos Aires, Argentina.
I and I: conversations with 3rd self (2023, 02’29”), de Boitumelo Motau e Wesley Hlongwane. Joanesburgo, África do Sul.
imorredouro (2022, 03’35”), de Davidson José Martins Xavier e Bernardo Morais. Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil.
La Nada se Traga Una cosa Tras Otra (2022, 06’03”), de Daro Ceballos e Gabriela Bondone. Villa Maria, Córdoba, Argentina.
Las paredes hablan (2021, 06’37”), de Edgar Laiseca Rodríguez. Bogotá, Colômbia.
Latitude-zero (2022-2023, 06’40”) de Ygor Gohan de Paiva Faria. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Los siete umbrales (2023, 01’30”), de Blas Payri. Valência, Espanha.
Marie. Eduardo. Sophie (2022, 03′), de Thomas Corriveau. Bromont, Quebec, Canadá.
Muros (2022, 10″), de Dani Cobarrubias e Carmen Porras. Granada, Espanha.
My non-relative fullness (2023, 04’38”) Uladzimir Slizhyk. Varsóvia, Polônia.
Novos velhos corpos 50 + (2023, 07’53”), de Suzane Weber da Silva e Alex Sernambi. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Nuestra Sombra (2022, 06’18”), de María Fernanda Contreras. Toluca, Estado de México, México.
O (re)nascer do meu existir (2022, 06′), de Patricia Chavarelli Vilela da Silva. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.
Pé 45 sem Par – manipulação I e II (2021, 04′), Cia. Excessos Studio – Tales Frey e Hilda de Paulo. Brasil/Porto, Portugal.
Piano-Soleil (2023, 07’30”), de Caio Amon e Camila Vergara. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
POIS QUE IA: sob a memória (2022, 07′), de Gabriela Mercadante Ferrari. Salvador, Bahia, Brasil.
Red (2023, 05″), coletivo DEHORS/AUDELA – Salvatore Insana e Elisa Turco Liveri. Roma, Itália.
Remanencia (2022, 06′), de Esteban Richmond Umaña, com participação de Verônica Monestel. Costa Rica.
Revoada (2022, 03’14”), de Claudia Tayanne Gomes Marreiros. São Luís, Maranhão, Brasil.
Silêncios (2023,10″), de César Ulloa Cuéllar. Lima, Perú.
Similitude (2021, 06’33”), de Rafael Tursi e Danilo Borges. Brasília, Distrito Federal, Brasil.
Tempore Neon (2022, 07′), de Arthur Antunes e Thairini Moreno. Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.
Three Anomi (2021, 04’31”), de Shohifur Ridho’i. Yogyakarta, Indonésia.
Uholdeak (2022, 05’10”). de Olatz Larunbe e Bárbara Fernández. Pamplona, Navarra, Espanha.
Vamos fazer de conta… (2022, 09’08”), de Bernardo Gasparini, Elton de Souza e Sara Marchezini. Minas Gerais, Brasil.
Vênus (2021, 08’05”), de Patricia Nardelli Pinto Santana e Emily da Silva. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
What’s Bred in the Blood and Bone (2021, 05’09”), de Robin M Gee. Greensboro, Carolina do Norte, Estados Unidos.
Yin Yang (2022, 07’50”), de Femi Adebajo e Companhia o Futuro da Dança. Lagos, Nigéria.
飛天 – Fei Tian (2023, 04′), de Selena Regad. Paris, França.
exibição
29 de agosto a 01 de outubro de 2023
local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre) – de terça a domingo – das 10h às 18h30 e no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, em Pelotas.
realização
Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes Visuais – PPGAVI, e Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Fundação Ecarta
apoio
Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG
Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV
Proyecto Corporalidad Expandida
Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som –LEPPAIS/UFPel