Maurilio & Nina Fola – Juntos
Os cantores e compositores Maurilio e Nina Fola se encontram nesta fusão de músicas autorais, misturando instrumentos de cordas e percussão. Ele ao violão e guitarra e Nina Fola com sopapo, atabaque e congas misturam sonoridades, encontrando-se nas semelhanças e diferenças das regionalidades musicais de suas trajetórias.
trajetórias
Percussionista, cantora e compositora, utiliza o tambor e o canto como meios sonoros para tratar da realidade negra, feminina e ancestral. No que chama de seu artivismo, soma sua postura social e política ao seu fazer artístico, conectado ao formular intelectual como socióloga.
A artista porto-alegrense tem íntima relação com rodas de batuque, de samba e de capoeira e forja sua experiência e criação nesse manancial cultural.
Expoente da música através de grupos como Afroentes e Ialodê, desde 2019 desenvolve carreira solo. No seu trabalho autoral, mostra composições guardadas há mais de 20 anos, inovando em seu estilo, inserindo instrumentação eletrônica e texturas orgânicas para dialogar da ancestralidade ao contemporâneo.
Esse multiartista tem seu foco principal na música e no cinema. É filho de migrantes nordestinos, criado em São Paulo e radicado no Rio Grande do Sul há 21 anos. Começou sua incursão na música no Centro de Música Walkíria Lima, em Macapá, migrando depois para o extremo sul, onde foi aluno no Instituto de Belas Artes, em Bagé, atuando na orquestra do conservatório.
Seu trabalho é um mergulho em suas raízes no sertão e das vivências culturais diversas de sua trajetória traduzidas em versos. Produziu trilhas sonoras e roteiros para curtas metragens nacionais. Criou o projeto “As Longas Viagens”, com dois discos com composições suas. Em 2021, lançou dois singles: “Inferninho” e “O que a gente chora”. Em 2023, lançou “Ribanceira”, marcando uma nova leva de composições influenciadas pelos ritmos nordestinos.
Ainda em 2023, lançou single com a cantora e compositora Nina Fola, de nome “Atalhos”. Dessa parceria, construíram o espetáculo Juntos, unindo as composições de ambos.
Abismo (Maurilio)
Taquecardia (Maurilio)
Quem Guerreia (Maurilio)
Eya Mama ( Nina Fola)
E é só (Nina Fola)
Dois Mundos (Nina Fola)
Inferninho (Maurilio)
Herói Africano (Nina Fola)
Das Rodas (Nina Fola)
Bananeira (Nina Fola)
Simão Corrêa (Maurilio)
Ribanceira (Maurilio)
Sertão (Maurilio)
Casa em Brasa (Maurilio)
data
20 de janeiro de 2024, 18h
local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube
entrada franca