Ortácio em duo

O músico e compositor João Ortácio se une ao multiinstrumentista Dudu Morlin nesse projeto em formato duo combinando composições originais e parcerias. A performance mistura o violão de aço de com uma percussão criada especialmente para shows mais intimistas e ainda a flauta transversal que por vezes é combinada com o beatbox.

O duo adapta seu repertório para um formato acústico com novos arranjos e versões que valorizam mais as letras e a suavidade da voz de João Ortácio.

repertório
Voo (João Ortácio/Lorean Linchen)
Andorinhas (João Ortácio/Guilherme Becker)
Na Beirada (João Ortácio)
Cotidiano Ingrato (João Ortácio/Guilherme Becker)
Amanhã (João Ortácio)
Antenas (João Ortácio/Guilherme Becker)
Conta-Gotas (João Ortácio/Jean Mafra)
Gente de bom coração (João Ortácio/Ian Ramil/Poty)
A rua que morre (João Ortácio)
Uma canção desesperada (João Ortácio)
Delírio (João Ortácio/Guilherme Becker)
Bonsoir (João Ortácio)

trajetórias

Natural de Rosário do Sul/RS e formado em Letras pela UFRGS, João Ortácio foi vocalista, guitarrista e compositor da banda porto-alegrense Renascentes, que lançou dois álbuns, em 2014 e 2018. Ele também participou do segundo álbum da banda Subtropicais e de gravações com outros artistas gaúchos. Com mais de quinze anos de carreira, foi um dos fundadores do coletivo “Escuta: o som do compositor” que impulsionou a carreira de vários compositores da capital. Ao longo da carreira foi indicado a prêmios importantes da música por seus trabalhos como compositor. Em 2020, lançou o álbum com o grupo Ortácio, Borghetti, Salazar e Poty (OBSP). Seu EP solo “A Máquina”, lançado pelo selo Tronco e produzido pelos vencedores do Grammy Latino Guilherme Ceron e Ian Ramil. Participou de eventos importantes como Noite dos Museus, Sofar Sounds, Festival Morrostock e tocou em grandes casas de shows pelo Brasil. Em 2022, lançou o livro de poesia “A Bala de Borracha não Apaga o Poema”, que tem seu texto de apresentação escrito por Vitor Ramil.

Após essa série de lançamentos, ele segue trabalhando para gravar e lançar mais materiais aproveitando as várias composições disponíveis para dar continuidade a sua carreira como artista solo.

Musicista e multi-instrumentista, especializado em flauta transversal, fez o curso de extensão em música na UFRGS em 2014. Com 17 anos de carreira, começou a trabalhar profissionalmente com música aos 8 anos de idade ao participar de seu primeiro festival nativista. Integrou a banda Renascentes, que lançou o disco “Dia Real Inventado” em 2018 (36o Melhor Disco da Música Brasileira, pelo “Embrulhador” – 2018), no qual foi assistente de produção, compositor e instrumentista. Além de ser integrante do Cosmobloco, grupo cênico-musical de Porto Alegre, faz parte da equipe da Duna Sounds, e12 Records e Sacada Music Works, empresas especializadas em gravação, produção musical, mixagem e produção de trilha sonora para audiovisual. Foi vencedor da 6a edição do Prêmio Profissionais da Música na categoria “Produtor de Trilha Sonora para Séries”. É compositor, produtor musical e arranjador em mais de 500 fonogramas para TV, cinema e álbuns de artistas. Além de ter sido premiado em diversos festivais no Rio Grande do Sul como instrumentista, foi jurado do 2o Festival Popular Vozes Contemporâneas e do 36º Carijo da Canção Gaúcha.

data
11 de janeiro de 2025, 18 horas

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube

entrada franca