ECARTA MUSICAL

Selecionados para o primeiro semestre de 2025

A comissão julgadora do Edital de Seleção das Apresentações Musicais – Primeiro Semestre de 2025 selecionou 12 apresentações para compor a programação do projeto Ecarta Musical de março a agosto de 2025. Foram avaliadas 126 propostas inscritas entre os dias 2 de dezembro a 3 de janeiro.

SELECIONADOS
Adriana Deffenti e Paulo Gaiger (MPG) – 12/04
André Paz – Sou Cholo (MPG) – 23/08
Bando Gramelô – Suite Gramelô (MPG) – 10/05
Deborah Finocchiaro, Kiti Santos e Lilian Rocha –  Menina de Tranças  Cabelos Brancos (Performance) – 07/06
Duo Petrucci Zubaran – Sur Imaginário (Rock) – 24/05
Elisa Terra – Etérea (MPG) 19/07
Gelson Oliveira – Cancões do Balaio (MPG) 09/08
Glau Barros, Gilberto Oliveira e Mário Martins – Os Afro-Sambas ( MPB) – 08/03
Mauricio Marques – Violão de Fole (instrumental popular) 26/04
Milene Aliverti, Estela Deunisio, Penélope Teixeira  Carla Pacheco – Quatricelli – Escuta e curta com Quatricelli (instrumental erudito) 22/03
Paulinho Parada – Paulinho Parada convida Luiz Machado: entre Lupis e Cartolas (Samba) 05/07
Paysanos – Folk Nativo Contemporâneo (MPG Nativo) – 21/06

Suplentes
Café Trio – O Café Trio
Lu Barros – Banho de Amar

Comissão julgadora

Integraram a comissão julgadora, Elenice Zaltron, produtora à frente do projeto Ecarta Musical, a produtora cultural Andréa Richesky de Avila, o músico Ângelo Primon e a jornalista da TVE, Lívia Guilhermano da Silva.

O calendário com as datas de cada apresentação será divulgado após os ajustes com os selecionados. Os shows têm entrada franca e acontecem quinzenalmente aos sábados, às 18 horas, na sede da Fundação Ecarta, em Porto Alegre. Desde a pandemia, os shows também têm transmissão ao vivo no Canal da Fundação Ecarta no Youtube.

Mais de 500 shows em 20 anos de projeto
A cada edital se inscrevem dezenas de projetos musicais demonstrando a pluralidade de estilos e a diversidade rítmica da produção gaúcha. Entre os critérios para a seleção, estão o grau de ineditismo, a qualidade artística dos candidatos e as propostas adequadas física e conceitualmente ao espaço e ao projeto Ecarta Musical da Fundação Ecarta.

Valorizar os músicos e a produção musical do Rio Grande do Sul é o principal objetivo do projeto Ecarta Musical instituído há 20 anos pela Fundação Ecarta. Neste período já realizou 417 shows na capital e outros 126 no interior com participação de 1206 músicos e público presencial e virtual de mais de 100 mil pessoas. O projeto recebeu o prêmio Açorianos de Música por valorizar os artistas e a formação de público.

 

+ noticias