FUNDAÇÃO ECARTA 20 ANOS – CULTURA QUE TRANSFORMA
A Fundação Ecarta completa 20 anos celebrando sua trajetória dedicada à democratização do acesso ao conhecimento, à arte e à cidadania.
Instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS, iniciou as atividades em 2005 e se consolidou como referência na promoção da educação, da diversidade, do pensamento crítico e da cultura no Rio Grande do Sul.
A Ecarta é uma das únicas fundações culturais mantidas por uma entidade sindical de trabalhadoras e trabalhadores da Educação. Um espaço de vozes plurais, saberes e conexões humanas.
Seu nome vem das iniciais de suas áreas de atuação: Educação, Cultura, Arte, Recreação, Tecnologia e Assistência, bases do seu compromisso social ao longo da história. Um espaço de vozes plurais, saberes e conexões humanas.
PROJETOS
- Ecarta Musical: apresentações de diversos gêneros para a valorização da produção musical do Rio Grande do Sul
- Galeria Ecarta: exposições de artes visuais de artistas locais, nacionais e internacionais, debates e seminários sobre a arte.
- Conversa de Professor: debates e palestras sobre temas relevantes para a educação, com a participação de especialistas e educadores.
- Cultura Doadora: incentivo à doação de órgãos e tecidos, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância desse ato de solidariedade, bem como qualificação do sistena de saúde.
- Núcleo Cultural do Vinho: cursos, palestras e degustações sobre o mundo do vinho, promovendo a cultura e o conhecimento sobre a bebida.
- Ecarta Anfitriã e Ecarta Apoia: recepção, apoio e suporte para diferentes oficinas e expressões culturais da comunidade.
GALERIA DE ARTE ECARTA
– 150 exposições
– 740 artistas
– 126 curadores
– 34 mil visitantes
Criada em 2005, dispõe de quatro espaços expositivos para diferentes linguagens das artes visuais, ofertando cerca de 12 exposições ao ano, mesclando jovens e consagrados artistas.
Espaços Expositivos
Galeria Ecarta
Duas salas no téreo que sediam as principais exposições desde 2005.
Projeto Potência
Criado em junho de 2022, este espaço é dedicado a jovens artistas e a arte contemporânea em uma sala no segundo andar do prédio.
Professor Artista – Artista Professor
Espaço de arte-educação criado em junho de 2023 para exposição e reflexão sobre o papel dos artistas e o valor da arte na escola, numa ocupação pedagógica na sala de recepção da casa.
Muralismo
Em 2023, o muralismo conquistou seu espaço, trazendo a expressão desta arte urbana com suas linguagens ao corredor que liga à sede da Casa do Professor. Atualmente, reflete o trabalho da artista Carla Barth com elementos que remetem ao bairro Cidade Baixa, sede da Fundação.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE VIDEODANÇA DO RS (Fivrs)
Em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, realiza a mostra que chega a sexta edição em 2025. É um dos espaços consolidados de projeção desta nova linguagem artística contemporânea confluindo a dança, a arte de mover-se e a arte de produzir imagens técnicas em movimento, como o cinema, o vídeo e as artes digitais. A participação nos editais de seleção é crescente e atrai trabalhos de dezenas de países de todos os continentes.
ECARTA MUSICAL
– 417 shows na capital
– 126 no interior
– 1.206 músicos
– 100 mil pessoasentre presencial e virtual
Criado em 2005 para valorizar os músicos e a produção musical do Rio Grande do Sul,oferece a pluralidade sonora em 24 shows anuais com entrada franca e, desde a pandemia, com transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no youtube.
CULTURA DOADORA
Instituído em 2012 para difundir informações sobre a doação de órgãos e tecidos, se fortalece como uma ação coletiva articulada somando agentes e instituições no propósito de salvar vidas.
Mais de 500 atividades como palestras, formações, caminhadas, reuniões, campanhas, mobilizações, projetos, exposições, shows, workshops e divulgações diversas com a parceria do jornal Extra Classe.
Realiza painéis online e presenciais,reunindo especialistas oferecendo conteúdo atualizado de forma gratuita.
Articulação para salvar vidas
Nestes 13 anos de atividades, o Cultura Doadora constituiu uma rede de parceiros especializados em todo o país, assim como famílias doadoras, transplantados e pacientes em lista disponibilizando seu conhecimento para informar e incidir sobre o processo entre a doação e o transplante, único ato médico que depende da participação da sociedade para acontecer.
Diretrizes
– resultar em mais transplantes;
– formar profissionais de saúde voltados à área;
– ampliar Comissões Intra-hospitalares de doação de órgãos e tecidos para transplante (Cihdotts).
– assegurar financiamento, logística e infraestrutura para que esse processo culmine em vidas salvas.
Livro Corrida Contra o Tempo
Ao completar 10 anos de atividades, foi lançado o livro Corrida contra o tempo – O que compromete a doação de órgãos e a eficiência do sistema de transplantes no Brasil, com um panorama do segmento.
Membrana amniótica
Atualmente o projeto articula o movimento nacional pela regulamentação do uso da membrana amniótica em pacientes queimados com dezenas de instituições.
CONVERSA DE PROFESSOR
Iniciado em 2005, o projeto realizou cerca de 300 atividades em todo o Estado para debater temas de diferentes áreas do conhecimento em educação, fomentando interação, diálogo e socialização.
Reúne especialistas em temas específicos para subsidiar educadores, coordenadores pedagógicos, alunos e interessados.
Atingiu diretamente mais de 45 mil educadores, além do alcance online a partir das transmissões pelo Youtube a partir de 2020.
A violência escolar e os diferentes aspectos do bullying são os temas que integram o ciclo de atividades em 2025, reunido especialistas em diversas abordagens.
Objetivos
– aprofundamento teórico
– ampliação de conhecimentos
– metodologias de trabalho em sala de aula
– relatos de experiência.
NÚCLEO CULTURAL DO VINHO
Desde 2005, toda a cultura que envolve os diferentes aspectos da enologia são tema de cursos, palestras e encontros com o objetivo de conhecer, discutir e divulgar a geografia, a produção, as características e as peculiaridades da cultura ancestral do vinho.
Realiza cerca de duas atividades ao mês reunindo enólogos, sommeliers, produtores, pesquisadores, multiplicando o conhecimento em degustações de produtos dos diferentes terroirs de todo o mundo, resultando em mais de 300 atividades no periodo. Neste ano dedica a programação aos 150 anos da imigração italiana no RS e sua contribuição para o estado.
ECARTA ANFITRIÃ
O projeto forma parcerias com instituições, editoras, classe artística, educadores, movimentos disponibilizando o espaço e a infra-estrutura para ensaios artísticos, lançamentos de livros, shows especiais, festivais, apresentações de projetos, reuniões de interesse público, oficinas de diferentes expressões artísticas.
Orquestra Lux Sonora
Desde 2016, por exemplo, sedia os ensaios da orquestra Lux Sonora. Neste mosaico, oferece aulas de dança de diferentes modalidades, yoga, oficinas de percussão, ensaios de teatro, performances entre outras.
Cozinha Solidária Ecarta
Há três anos a Fundação sedia a produção semanal de alimentação de qualidade em suas dependências em parceria com a ONG Amigos da Rua. São elaboradas refeições para a população em situação de rua, trabalho desenvolvido de forma voluntária integrado ao projeto Ecarta Anfitriã.
A comunidade participa tanto no preparo dos alimentos como por meio de contribuições com alimentos ou em valores.
ECARTA APOIA
Esta iniciativa decorre das parcerias culturais para valorizare divulgar atividades que ocorrem em diferentes espaços da capital gaúcha.
INTERIORIZAÇÃO
Além das atividades na sede, localizada na Avenida João Pessoa, 943, na capital, dezenas de atividades foram realizadas em cidades ao longo de duas décadas em inúmeros municípios, sempre com parcerias locais. Estão previstas em breve atividades em Bagé, Santa Cruz do Sul e região Metropolitana com shows musicais e exposições, entre outras.
BIENAL DO MERCOSUL
Em 2025, a Fundação Ecarta alcançou um novo patamar de reconhecimento ao participar pela primeira vez como um dos espaços da 14ª Bienal do Mercosul, elevando seu perfil como um espaço relevante para a arte contemporânea, consolidando seu papel no cenário cultural da cidade.
.Como parte deste evento, a fachada do prédio foi transformada em obra de arte pelo artista boliviano Freddy Mamani, conhecido por suas vibrantes pinturas que incorporam elementos da cosmologia dos povos andinos, como um legado público da mostra para a cidade.
Além da intervenção artística na fachada, a galeria também recebeu obras de artistas da China, Colômbia e França (Guadalupe).
RECONHECIMENTO
- Desde 2023 integra a Noite dos Museus
- A partir de 2025 integra a Bienal do Mercosul
- Prêmio Açorianos de Música por valorizar os artistas e a formação de público.
- Homenagem na 14ª edição do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas pelos 15 anos de atividades.
- Prêmio Destaque em Espaço Expositivo da Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul (Aeergs) em 2024.
____________________________________
Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre/RS
(51) 4009.2970
@fundacaoecarta:Instagram, Facebook, Youtube