Fundação Ecarta completa 20 anos e recebe homenagem

da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira

 

O tema do Grande Expediente foi proposto pela deputada Sofia Cavedon

 

O aniversário de 20 anos da Fundação Ecarta é tema de homenagem da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul durante o Grande Expediente na quinta-feira, 24 de abril, às 14 horas. A atividade foi proposta pela deputada Sofia Cavedon.

Entre os aspectos que motivam o destaque no parlamento gaúcho está o intenso papel da sua trajetória dedicada a democratizar o acesso ao conhecimento, à arte e à cidadania.

 

Sindicato de professores fomenta cultura

Instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS, iniciou as atividades em 2005. Seu nome vem das iniciais de suas áreas de atuação: Educação, Cultura, Arte, Recreação, Tecnologia e Assistência, bases do seu compromisso social ao longo da história.

“A Ecarta se consolida como referência na promoção da educação, diálogo, diversidade, pensamento crítico, cultura e arte no Rio Grande do Sul. Um espaço de vozes plurais, saberes e conexões humanas que merece ser celebrado”, pontua a parlamentar.

“É muito gratificante receber o reconhecimento da sociedade para um trabalho que fomenta a cidadania. Convidamos toda a comunidade a conhecer e a desfrutar de nossas programações”, registra o presidente da Fundação, Marcos Fuhr

 

Bienal do Mercosul e Noite dos Museus

Desde 2023, é uma das instituições parceiras da Noite dos Museus e, em 2025, alcançou um novo patamar de reconhecimento ao participar pela primeira vez como um dos espaços da 14ª Bienal do Mercosul, elevando seu perfil como um espaço relevante para a arte contemporânea, consolidando seu papel no cenário cultural da cidade.   Como parte deste evento, a fachada do prédio foi transformada em obra de arte pelo artista boliviano Freddy Mamani, conhecido por suas vibrantes pinturas que incorporam elementos da cosmologia dos povos andinos, como um legado público da mostra para a cidade.

 

Projetos voltados à comunidade

A Fundação fomenta o melhor da produção musical do Rio Grande do Sul, apresenta uma curadoria de destaque nas artes visuais do país, difunde a milenar cultura do vinho e suas nuances relacionadas à produção gaúcha, promove formação temática de educadores para a educação infantil e incentiva a cultura da doação e do transplante de órgãos. Também apoia parcerias culturais e comunitárias por meio dos projetos Ecarta Anfitriã e Ecarta Apoia.

Desde 2023, integra a Noite dos Museus e, a partir de 2025, é um dos espaços da Bienal do Mercosul. O artista boliviano Freddy Mamani transformou a sede da Fundação em uma grande tela, pintando sua fachada com os traços da reconhecida nova arquitetura andina. O prédio foi colorido com a cosmologia originária da América, deixando em Porto Alegre um legado artístico e simbólico.

 

Atividades culturais gratuitas

Nesta homenagem, a parlamentar destaca alguns números como as mais de 150 exposições de artes visuais e a realização de 12 mostras ao ano em quatro espaços expositivos, além do Festival Internacional de Videodança.

O projeto Ecarta Musical contabiliza mais de 500 shows no período e apresenta 24 apresentações ao ano selecionadas por edital com a destacada produção gaúcha e sua pluralidade de gêneros.

Na educação, instituiu o projeto Conversa de Professor, realizando mais de 300 atividades em todo o Estado para debater temas de diferentes áreas do conhecimento em educação, fomentando interação, diálogo e socialização, alcançando mais de 45 mil educadores diretamente. A violência escolar e os diferentes aspectos do bullying são os temas que integram o ciclo de atividades em 2025, reunido especialistas em diversas abordagens.

Também com o intuito educativo de salvar  vidas, instituiu em 2012 o projeto Cultura Doadora para difundir informações sobre a doação de órgãos e tecidos, numa ação articulada somando agentes e instituições, em mais de 500 atividades, como painéis online e presenciais, reunindo especialistas com conteúdo atualizado de forma gratuita.

Desde 2005 realiza cerca de duas atividades ao mês reunindo enólogos, sommeliers, produtores, pesquisadores, multiplicando o conhecimento em degustações de produtos dos diferentes terroirs de todo o mundo no Núcleo Cultural do Vinho. Neste ano dedica a programação aos 150 anos da imigração italiana no RS e sua contribuição para o estado.

Sempre com as portas abertas à comunidade, desenvolve os projetos Ecarta Anfitriã e Ecarta Apoia formando parcerias com instituições, editoras, classe artística, educadores, movimentos disponibilizando o espaço e a infra-estrutura para ensaios artísticos, lançamentos de livros, shows especiais, festivais, apresentações de projetos, reuniões de interesse público, oficinas de diferentes expressões artísticas.

Sediada em frente ao Parque da Redenção (Avenida João Pessoa, 943), funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada franca. A programação e os editais são informados pelo site www.ecarta.org.br e as diferentes redes sociais da instituição (@fundacaoecarta:Instagram, Facebook, Youtube) e de seus projetos.

data
24 de abril de 2025, 14h

local
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
Plenário 20 de Setembro
Praça Marechal Floriano, s/n – Porto Alegre
Entrada franca

+ noticias