Como o Hospital de Clínicas de Porto Alegre se tornou uma referência em transplantes de órgãos e tecidos no país
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) é modelo em transplantes de órgãos e tecidos no país e já realizou 10.200 procedimentos. Os transplantes de rins foram os primeiros a serem realizados em 1974. Neste ano já foram realizados 72 transplantes de rim, dois de coração, sete de fígado adulto, sete de fígado infantil, cinco de pulmão, 30 de medula óssea e 64 de córnea.
Referência em assistência, ensino, pesquisa e gestão em saúde, o HCPA integra a rede de hospitais universitários do Ministério da Educação (MEC) e é vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuando desde 1971, é um dos principais esteios da assistência pública à saúde da população gaúcha, com atendimento de excelência e alta complexidade em amplo rol de especialidades.
Conta com quase sete mil colaboradores e atende cerca de 18 mil pessoas diariamente. Atende majoritariamente a pacientes SUS, mas também presta assistência a convênios privados e particulares.
data
25 de junho de 2024, 19 horas
painelista
Nadine Clausell, diretora-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
A médica cardiologista também leciona na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e trabalha com suas próprias pesquisas na área de insuficiência cardíaca.
local
Transmissão pelo pelo canal da Fundação Ecarta no youtube e no Facebook e Instagram do projeto Cultura Doadora.