Conversa de Professor 2021 – Primeiro semestre
Neste ano, o programa contará com três videoconferências no primeiro semestre e três no segundo, tendo a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental como eixo central das abordagens.
A programação é voltada para professores, coordenadores pedagógicos, estudantes de pedagogia e demais interessados.
horário
19h
local
Canal da Fundação Ecarta no Youtube
inscrições
Gratuitas.
Ficha de Inscrição
Atenção! Preenchendo uma vez a ficha de inscrição acima, estará inscrito(a) para as três atividades
apoio
Sinpro/RS
06/05/2021
Encontro das crianças da educação infantil com a natureza
Partimos da premissa que brincar e interagir com a natureza é um direito humano porque corresponde entender a criança na sua inteireza. E esse direito torna-se real no momento em que ultrapassamos as paredes das salas, e até, os muros das escolas.
Palestrante
Luciane Varisco Focesi
Possui graduações em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional, e Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Universidade Feevale; Brinquedista pela pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e especialização em Docência na Educação Infantil, também pela Ufrgs. Integra o Observatório da Cultura Infantil (Obeci), comunidade de apoio profissional coordenada por Paulo Fochi, Doutor em Educação. É integrante do Observatório da Cultura Infantil (Obeci), comunidade de apoio profissional coordenada pelo professor Paulo Fochi.
03/06/2021
Abordagem das fake news na escola desde a educação infantil
Hoje a abordagem da mídia na escola se faz ainda mais importante dado o cenário de abundância da desinformação que assistimos nas diferentes mídias, no mundo inteiro. Por isso, introduzir essa questão em sala de aula desde a mais tenra idade é imprescindível. Afinal, um leitor crítico e consciente do papel das mídias em nossa sociedade não se forma da noite para o dia. É preciso começar já.
Palestrante
Januária Cristina Alves
Jornalista, mestre em Comunicação Social pela ECA/USP, educomunicadora, autora de mais de 60 livros infanto-juvenis, duas vezes vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura Brasileira, coautora do livro Como não ser enganado pelas Fake News e membro da Mil Alliance, a Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional da Unesco.
15/07/2021
Infância, brincadeira e cultura brasileira
Essa experiência será um convite a brincar, refletir e debater a importância do brincar, o respeito à infância e a presença da cultura brasileira na rotina escolar. A partir de reflexões e provocações, o artista e educador nos leva a pensar nossa infância e a infância de nossos(as) alunos(as) e como inserimos o brincar e a nossa cultura popular em nosso dia a dia.
Palestrante
Filipe Edmo
Diretor, ator, músico, compositor e pesquisador da cultura brasileira. Cursou Teatro – licenciatura e o curso de extensão universitária “Corporeidades Brasileiras e o trabalho do Ator/Bailarino” no Instituto de Artes da UNESP e integrou o grupo de estudos da mesma instituição que, posteriormente, resultou no grupo Azougue – Laboratório de Experimentação Cênica, (desde 2013) dirigido por Alício Amaral e Juliana Pardo (Cia Mundu Rodá).