Conversa de Professor 2023 – Recanto da Infância
A docência, desenvolvimento socioemocional, dança, meio ambiente, liberdade e pertencimento, desenvolvimento cognitivo, inclusão, estudo de gênero e agressividade infantil são os temas dos oito encontros da edição 2023 do projeto Conversa de Professor.
A programação é voltada para professores, coordenadores pedagógicos, estudantes de pedagogia, funcionários de escolas e demais interessados.
horário
19h30
local
Ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube
inscrições
Gratuitas.
Ficha de Inscrição
Atenção! Preenchendo uma vez a ficha de inscrição acima, estará inscrito(a) para as oito atividades.
apoio
Sinpro/RS
27 de abril de 2023 – quinta-feira
A potência da docência na primeira infância
No imaginário popular ainda se perpetua a ideia de que para atuar na educação infantil basta ser mulher e gostar de criança. Contudo, a profissão docente exige muito mais. É a professora de educação infantil, a protagonista responsável em garantir que a aprendizagem e desenvolvimento das crianças aconteçam nos espaços institucionais educativos. Como nos ensinou Paulo Freire, as professoras são agentes de mudança e devem assumir uma postura crítica frente ao seu trabalho, problematizando suas realidades e desafios e contribuindo para que as crianças se tornem presenças marcantes no mundo.
Painelista
30 de maio de 2023 – quinta-feira
Brincando com a Dança: um olhar para as experiências corporais na Educação
Como proporcionar um olhar afetivo e curioso para os corpos infantis dentro da escola? Como potencializar a expressão criativa através da linguagem da dança para as crianças na educação? Como convocar o encontro entre muitos e distintos corpos dentro das instituições educativas para a infância? Essas questões são o ponto de partida deste encontro, que tem como propósito proporcionar um espaço de reflexão sobre o espaço do corpo no âmbito escolar.
Painelista
22 de junho de 2023 – quinta-feira
A escola como ambiente facilitador do desenvolvimento socioemocional
Na escola também aprendemos sobre os afetos e como cuidarmos de nós mesmos, dos outros e do mundo. A contemporaneidade convoca a escola a ser um espaço de promoção de saúde para toda a comunidade. Nesta formação, os colaboradores da escola aprenderão como podem fomentar vínculos saudáveis e encorajadores, estratégias de escuta, acolhimento, gestão emancipatória de conflitos e gestão de sala de aula, identificação de sinais de risco e manejo frente ao sofrimento socioemocional, e construção de redes de cuidado. As referências partem da psicanálise winnicottiana e das estratégias de educação positiva. A metodologia é participativa em modelo de workshop.
Painelista
18 de julho de 2023 – terça-feira
Infâncias contemporâneas e a relação com a natureza, na cidade, no campo, nas aldeias: sobre liberdade e pertencimento
Mobilizadas frente ao estado de emergência planetária que enfrentamos hoje, de devastação e extermínio da vida na Terra, buscamos nas culturas originárias brasileiras inspirações em modos de educar e cuidar que afirmam a existência em interconexão com o cosmos. Como alternativa ao modelo escolar eurocêntrico e colonizador de expropriação da vida, apostamos no sentimento de pertencimento ao mundo natural na relação das crianças com a natureza, através de uma educação desemparedada, em estado de liberdade, democrática e brincante. Para tal, enfrentamos cinco desafios frente à realidade de insalubridade que vivemos, são eles: 1. reconectar-se com a natureza, desemparedar; 2. dizer não ao consumismo e ao desperdício; 3. redesenhar os caminhos de conhecer; 4. dizer sim às vontades do corpo; 5. aprender e ensinar a democracia.
Painelista
9 de agosto de 2023 – quarta-feira
Contribuições práticas para o desenvolvimento cognitivo da criança
O processo de aprendizagem da criança tem sido cada vez mais considerado pelo viés da educação numa perspectiva integral do sujeito. O desenvolvimento cognitivo, por muito tempo visto como prioridade neste processo, tem tido um novo olhar no que abrange o fornecimento de estímulos adequados que ajudem a promover a ampliação e aperfeiçoamento de novas habilidades. Neste cenário, é primordial que cada criança seja respeitada na sua individualidade e incentivada a aprimorar suas potencialidades de diferentes maneiras, através da curiosidade, experimentação, pensamento crítico e exploração do mundo ao qual pertence. Através de brincadeiras, jogos, leituras e desafios diversos, é possível contribuir de maneira prática e lúdica no desenvolvimento de aspectos cognitivos como memória, criatividade, raciocínio lógico, atenção, cálculo, resolução de problemas e tomada de decisões, expandindo o conhecimento do mundo através do conhecimento de si e da percepção sobre o próprio processo de aprendizagem.
Painelista
19 de setembro de 2023 – terça-feira
A escola como um espaço inclusivo por natureza
Instrumentalizar os educadores para a qualificação das práticas pedagógicas a partir de estratégias e recursos significativos, promovendo subsídios para a construção de ações inclusivas.
Painelista
19 de outubro de 2023 – quinta-feira
A importância dos estudos de gênero na docência da educação infantil
As mulheres têm aprendido ao longo da história a serem cordatas, alegres, recatadas, trabalhadeiras e solícitas, entre muitos outros predicados. A família nuclear que conhecemos hoje é a primeira educadora desses moldes e, na sequência, temos a escola que reforça a postura frente ao modo como a vida deve ser conduzida nos parâmetros do modelo patriarcal. Iremos refletir um pouco sobre o sexismo automatizado em nossas experiências docentes.
Painelista
7 de novembro de 2023 – quinta-feira
A docência diante da agressividade infantil: reflexões necessárias
A formação trará algumas perspectivas teóricas sobre agressividade e desenvolvimento humano, buscando refletir essa temática no âmbito da docência e da infância escolarizada, apresentando alguns manejos cotidianos e possibilidade de articulação com redes de apoio.
Painelista