Porto Alegre
local
Auditório do Sinpro/RS (Avenida João Pessoa, 919)
horário
8h30
inscrições
gratuitas
Sugere-se a doação de um livro para a campanha Livro é pra ler, da Fundação Ecarta.
Informações: 51 4009-2970
10/09 – Jogos Matemáticos
Exploração de pressupostos teóricos relativos à utilização de jogos nas aulas de matemática, como uma forma de propor problemas, de modo a contribuir para o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. Vivência e análise de situações práticas envolvendo diferentes tipos de jogos, associados à construção de conceitos matemáticos.
Ministrante: Ana Maria Beltrão Gigante, Licenciada em Ciências, pela Fapa, e em Ciências de 1º Grau, pela PUCRS; especialista em Psicologia Piagetiana e o Uso do Computador na Escola, pela UFRGS. Mestre em Educação, pela PUCRS. Presta assessoria a escolas de Ensino Fundamental e Médio, da rede pública e privada. Atuou como professora de matemática em escolas de ensino fundamental e médio, como professora do Curso de Pedagoga da Faculdade de Educação da PUCRS. Co-autora do livro Caderno de Atividades – 3º ano do ensino fundamental. Porto Alegre: SE/DP, 2009; e do Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Matemática e suas Tecnologias/Secretaria de Educação – Ensinos fundamental e médio – Porto Alegre: SE/DP,2009. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas São Judas Tadeu.
17/09 – Novo Currículo do Ensino Fundamental de 9 Anos – Habilidades e Competências
O educador necessita compreender os processos que estruturam o conhecimento por meio do desenvolvimento das habilidades e competências. Estas atividades objetivam, além de contemplar o entendimento desta prática aplicativa, a proposição de simulações para que o professor possa vivenciar esse comportamento, por meio de oficinas orientadas. Ressalta-se que, na concepção curricular que estrutura o Ensino Fundamental em 9 anos, as escolas de forma geral estão concentrando reformulações numa lógica de reorganização de conteúdos. Essa estrutura de 9 anos não compreende somente esse viés de interesse, mas deverá estar pautada no aumento do nível de dificuldades que envolvem diferentes competências. Há necessidade de se fazer uma leitura das principais necessidades que os educadores estão evidenciando para poder auxiliar no seu cotidiano escolar, tornando-os mais seguros. A educação passa também pelo desafio de romper paradigmas na metodologia de atuação em sala de aula.
Horário: 8h30min às 12h – com atividade teórica e prática.
Ministrante: Roselane Zordan Costella, doutora em Geografia pela UFRGS, com linha de pesquisa em ensino; professora há 23 anos na rede particular de ensino, atuando no Colégio de Aplicação (CAP – UFRGS); autora de vários trabalhos e livros, autora do referencial curricular de Geografia do Estado do Rio Grande do Sul.
24/09 – Contação de Histórias
O conto, na atualidade, é uma das práticas mais recorrentes de recursos para alfabetização da infância e da escolarização infantil, o que o intensifica como uma possibilidade de transposição didática da oralidade e escrita. Os encontros objetivam intensificar a formação continuada dos professores em educação infantil, bem como reconhecer a importância do conto nos processos de letramento.
Ministrante: Valéria Neves Kroeff Mayer, Mestre em Educação pela UFRGS e mestre em Desenvolvimento Regional pela Unisc. Especialista em Educação Especial pela Unisc, graduada em Fisioterapia pela Feevale. É professora da Unisc, contadora de histórias e idealizadora da Oficina O Brinquedo e o Brincar: (re)pensando o lúdico, o terapêutico e o pedagógico; e do Workshop Do ócio criativo ao lúdico no trabalho, onde trabalha por meio da sensibilização, a mobilização de questões pertinentes ao trabalho, à educação, ao aprendizado e à vida.