Semana da Doação de Órgãos 2021
O projeto Cultura Doadora preparou uma programação intensa para a Semana da Doação de Órgãos deste ano, integrando a campanha Setembro Verde, criada para sensibilizar sobre a doação.
Serão cinco painéis virtuais tratando dos diferentes aspectos entre a doação, o transplante e a vida após o transplante e um curso para a enfermagem sobre a formação de Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott).
Participam das atividades, transplantados, pacientes em lista de espera, integrantes de famílias doadoras, médicos e equipes responsáveis por conversar com familiares após a morte encefálica de pacientes para colocar a possibilidade de doação.
A iniciativa tem como propostas sensibilizar a sociedade para a doação, bem como discutir melhorias necessárias na estrutura do sistema de transplantes de forma a salvar mais vidas.
data
26 de setembro a 1º de outubro de 2021
local
Ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube
apoio
Coren-RS e Sinpro/RS
26/09 – 10h às 14h – Caminhada e distribuição de materiais informativos sobre doação de órgãos e tecidos no Brique da Redenção, em Porto Alegre.
27/09 – 19h – Painel Quando um sim salva vidas e ameniza dores, com a participação de Roberta Bortolini e Luciana Feijó, integrantes de famílias doadoras; Marindia Lahm, paciente em lista de espera por pulmão; e a psicóloga Carla Giuliani, da Cihdott do Hospital Montenegro 100% SUS, de Montenegro.
28/09 – 16h – Painel O papel da enfermagem no processo da doação e transplantes de órgãos, com as enfermeiras Simone Lysakowski, da OPO1, e Mayara Bitencourt, da UTI do Hospital Montenegro 100% SUS, de Montenegro.
29/09 e 30/9 – 13h às 18h – Curso Formação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdotts), ministrado pelos médicos Valter Duro Garcia, Rafael Rosa, Joel de Andrade, Fernanda Bonow, Luciana Cacavo, Daniela Aguiar e Eduardo Berbigier; e as enfermeiras Simone Lysakowski, Kelen Mayer Machado e Katiane Rocha. As Cihdotts são equipes multiprofissionais da área de saúde, com a finalidade de organizar as rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes dentro dos respectivos hospitais. Informações e inscrições pelo e-mail contato@fundaceoaecarta.org.br e fone 51. 4009.2971.
29/09 – 19h – Painel Como se dá a captação de órgãos para transplantes no RS, com a participação da médica Fernanda Bonow, da OPO1 – da Santa Casa de Porto Alegre; da médica Luciana Miguel, da OPO 2, do Hospital São Lucas da PUCRS, de Porto Alegre; do médico Thiago Passanin, da OPO 3, do Hospital Pompéia, de Caxias do Sul; do médico Cassiano Crusius, da OPO 4, do Hospital São Vicente de Paula, de Passo Fundo; da médica Fernanda Almeida, da OPO 5, da Santa Casa de Rio Grande; e do médico Nelson Franco Barbosa Neto, da OPO 6, do Hospital Bruno Born, de Lajeado.
30/09 – 19h – Painel As Centrais de Transplantes da Região Sul do Brasil, suas estratégias e resultados, com os Coordenadores das Centrais de Transplantes do Paraná, Luana Alves Tannous, de Santa Catarina, Joel de Andrade, e do Rio Grande do Sul, Rafael Rosa.
01/10 – 19h – Painel A vida após o transplante de coração, fígado e pulmão em adultos e crianças, com a participação de Monique Perosa, transplantada de coração; Claudia Picolotto, transplantada de fígado intervivos; e Luana Severo, mãe do Pedro, transplantado de pulmão.