O que é um Plano Estadual de Transplantes?

Uma minuta de um Plano Estadual de Transplantes foi entregue neste mês à secretaria de Estado da Saúde para ampliar o volume de procedimentos. O Plano agora será discutido na reunião da Comissão de Gestores Bipartite (CIB), em dezembro.

A elaboração do projeto contou com a colaboração do Grupo, que atua para incentivar o aumento no número de transplantes no Estado. Além do MPRS, integram o GAT representantes da Secretaria da Saúde, Tribunal de Justiça do RS, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, Sociedade de Terapia Intensiva do RS e Conselho Regional de Medicina, com a participação de hospitais atuantes no transplante de órgãos e tecidos, profissionais especialistas e entidades da sociedade civil.

A partir da aprovação desse plano estadual, o Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis do Ministério Público do Rio Grande do Sul pretende incentivar e promover o treinamento das equipes médicas das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e Organização por Procura de Órgãos e Tecidos (OPO).

palestrantes

Médico Intensivista, Coordenador da Central de Transplante Estadual e regulador da Secretaria Estadual de Transplantes do RS.

Coordenadora médica da UTI do Pavilhão Pereira Filho – Santa Casa de Porto Alegre. Médica pela UCPel em 2007. Médica Intensivista pela UCPel em 2011. Intensivista pela AMIB em 2012

Promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis. Promotor da Justiça Criminal da Comarca de Viamão, graduado pela Universidade federal do Rio Grande do Sul e doutor pela Universidade de Roma. Promotor de 2005, com atuação em Torres, Tramandaí, São Leopoldo e Viamão.

data
21 de novembro de 2023, 19h

local
Transmissão pelo pelo canal da Fundação Ecarta no youtube

apoio 
Sinpro/RS