Curso de Extensão Grafias da Arte
Oferece ao aluno a prática da escrita em arte em sentido amplo, a partir de orientações de profissionais especializados. Serão propostas atividades de escrita acadêmica e de desenvolvimento de texto para portfólio e para editais, debates sobre relações entre literatura e arte e será abordada a presença da pesquisa bibliográfica e o uso do texto tanto na pesquisa artística quanto na materialidade do objeto artístico.
datas e horários
21 a 25 de outubro 2019 (Semana Acadêmica Ufrgs), das 9h às 12h e 14h às 17h
público
Artistas e estudantes de arte e literatura, além de interessados da comunidade em geral
Pós-Doutoranda pelo Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP); Pesquisadora, crítica e curadora independente; Doutora em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com Período Sanduíche na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Mestre em Comunicação e Artes pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Especialista em Artes pelo Istituto Universitario di Architettura di Venezia (Iuav), Itália; e possui Master pela Arsnova – Accademia di Arti e Scienze Digitali – Università di Siena, Itália.
inscrição gratuita
Inscrições encerradas
certificado
Será emitido para participantes que tiverem 75% de presença em todo o curso
contato
grafiasdaarte@gmail.com e contato@fundacaoecarta.org.br
organização
Katiana Ribeiro, bolsista de Extensão – Instituto de Artes/Ufrgs
21 de outubro (segunda-feira)
Textos para portfólios e para editais
Prevê tanto uma parte expositiva ministrada pela professora, quanto uma parte prática. Serão
apresentadas produções de artistas que tem sido recentemente selecionados para as principais residências artísticas e prêmios brasileiros para que possamos analisar a escolha da formulação de seus textos de portfólio. A partir desses exemplos de tipos e estilos de texto, os alunos serão convidados a redigir as linhas gerais de capazes de comunicar sua produção. Veremos, além disso, exemplos de editais para, ao final do módulo, participarmos de uma dinâmica real de seleção composto por um corpo de jurados.
Professora: Marina Câmara, professora adjunta do Instituto de Artes da Ufrgs e coordenadora do curso de extensão sobre texto e arte, chamado Grafias da Arte
22 de outubro (terça-feira)
Os Inframince de Duchamp e os escritos de Nuno Ramos (somente pela manhã)
Leitura de alguns trechos das notas de Marcel Duchamp sobre o que conceituou como Inframince (s.d.) para pensar os atravessamentos entre artes plásticas, escultura e escrita. Posteriormente, veremos como tais escritos influenciaram na constituição de Ó, obra que o artista plástico e escritor paulista Nuno Ramos publica em 2008.
Professor: João Guilherme Dayrell, pós-doutorando em Letras pela USP, onde pesquisa as relações entre voz e linguagem em Nuno Ramos, Padre Antônio Vieira e Guimarães Rosa. É mestre e doutor em letras pela Ufsc e pela Ufmg, respectivamente, e nos últimos 10 anos vem pesquisando as relações entre cultura e natureza, literatura brasileira, barroco, entre outros tópicos.
23 de outubro (quarta-feira)
Escritas acadêmicas (Este módulo ocorrerá no Instituto de Artes no turno da manhã e na Fundação Ecarta no turno da tarde)
Estrutura geral de pesquisa, Normas ABNT e Formas experimentais de redação acadêmico/científica.
Professor: Guto Leite
Professor de Literatura Brasileira no Instituto de Letras (Ufrgs), chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e Coordenador da Especialização em Literatura Brasileira. Pesquisa temas relacionados à canção popular e à modernidade, estabelecendo relações entre formas estéticas e processos sociais. É também cancionista e poeta, tendo recebido o Prêmio Açorianos nas duas linguagens.
24 de outubro (quinta-feira)
Texto Prático e Contágio
Dá atenção ao encontro poético da escrita e da imagem desde os componentes sígnicos mais básicos da escrita até os contágios do texto e da leitura na realização de um efeito de arte. A proposta é abrir um círculo para se pensar e ensaiar as formas como o signo, a palavra, a frase, o veículo e a voz própria podem ser articulados não só como uma poética do texto em si, mas também como uma prática textual que se vê envolvida de imagem e de imagens envolvidas de texto. Nisso, serão apresentados exemplos de obras artísticas contemporâneas e aportes poético-filosóficos como disparadores da discussão e da prática. Materiais necessários: trazer uma palavra e uma imagem (de sua autoria ou de outro autor).
Professor: Elias Maroso
Artista e pesquisador. É doutorando em Artes Visuais na linha de Poéticas Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Possui Mestrado em Arte e Tecnologia, Graduação em Artes Visuais e Especialização em Design de Superfície, pela Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm). Em 2008, realizou extensão universitária na Escuela de Bellas Artes, na Universidad de la República, em Montevidéu/Uruguai. É membro-fundador do projeto Sala Dobradiça (Santa Maria/RS). Integra o Grupo Arte e Design (Ufsm – CNPq) e o Grupo de Pesquisa Veículos da Arte (Ufrgs – CNPq). Desenvolve pesquisa voltada ao objeto, à eletrônica e à intervenção.
25 de outubro (sexta-feira)
Desenhos Miméticos e a Tirania da Forma
Os espaços demarcados: entrecruzamentos entre texto e obra e os limites das áreas de discurso. O texto como obra e a inversão das representações. A Tirania da Forma, Desenhos Miméticos e os métodos de aprendizado em Força Bruta: o que resta da liberdade artística frente a um mundo codificado.
Professor: Richard John
Artista visual e professor. É doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pela mesma instituição, possui Mestrado em Artes Visuais na linha de Poéticas Visuais e Bacharelado em Artes Plásticas com ênfase em Pintura e Desenho. Entre 1998 e 2011, atuou como professor do Centro Universitário da Feevale nos cursos de Bacharelado em Artes Visuais, Ensino da Arte na Diversidade e Arteterapia. De 2006 a 2011, na mesma universidade, exerceu o cargo de coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Poéticas Visuais: Pintura, Desenho e Instalação – Processos Híbridos. Entre 2009 e 2018, foi professor do Curso de Design Visual da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) e, entre 2013 e 2018, atuou como coordenador do Espaço Cultural desta mesma instituição.