Brasilidades

Recital de música instrumental composto pelos músicos Tiago Marques (violonista) e Samara Moraes (violoncelo).

Sonoridade intimista com cena minimalista, de apenas dois músicos no palco, o show promove proximidade com o público.

Com arranjos próprios, o duo inclui peças originalmente compostas para violão solo, como as Seis Brevidades, e para outras formações, como As Parcas, originalmente escrita para violão, violoncelo e flauta transversal.

No repertório Rasgando Seda – Guinga (1950 – ), Sonata para Violão e Violoncelo – Radamés Gnattali (1906 – 1988), As Parcas – Fernando Mattos (1963 – 2018), Seis Brevidades – Sérgio Assad (1952 – ) e Cantiga – Dimitri Cervo (1968 – )

os músicos

Iniciou seus estudos em música aos seis anos de idade, e aos 11 começou a estudar violoncelo como autodidata. Bacharela em Música sob orientação da professora Milene Aliverti, atuou como solista com a orquestra acadêmica da UFRGS, além de se apresentar em vários recitais temáticos. Competiu no Concurso Jovem Violoncelista, sendo premiada em primeiro lugar nas suas duas últimas edições. Foi integrante do grupo feminino de música barroca ‘As Mulheres de Bah!’ no período de 2018 a 2020. Nos anos de 2020 e 2021, foi selecionada para estudar na Academia Virtual da Osba sob regência do maestro Carlos Prazeres.

Participou de diversos festivais de música, como Femusc, Gramado in Concert, Música na Serra, SESC Pelotas e Encontro de Violoncelos. Neles, teve masterclasses com professores como Johannes Moser (EUA), Matias de Oliveira Pinto (ALE), Alceu Reis (BRA), Aristides Rivas (VEN), André Micheletti (BRA), dentre outros. Durante a pandemia criou um duo com o violonista Tiago Marques, chamado “Porto Madeira Duo” com quem realizou gravações e apresentou os espetáculos “Casa de Villa” e “Brasilidades”. Atualmente é violoncelista na Orquestra de Câmara da UNISC e professora de violoncelo pela Suzuki Association of Americas (SAA).

Bacharel em violão erudito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2020, sob orientação de Paulo Inda. Durante a graduação, o violonista de Canoas participou de diversas Masterclasses com professores renomados do violão como Fábio Zanon (BRA), Eduardo Isaac (ARG) e Mario Ulloa (BRA). Participou de Festivais Internacionais de Música como o Festival de Gramado, Festival de Santa Maria e o FEMUSC, de Santa Catarina sob a tutela dos professores (Daniel Wolff), Emanuelle Sagre (ITA) e Mario Ulloa anteriormente citado.

Participou do Preparatório para Faculdade de Música no “Projeto Prelúdio”, onde recebeu orientação em Violão Erudito pela Profª. Fernanda Krüger Garcia e em Teoria Musical pelos Professores Dr. Iuri Correa e Dr. Ricardo Mitidieri. Mais recentemente em 2022, Tiago iniciou um Mestrado em Violão Erudito na Trinity Laban Conservatoire em Londres, Reino Unido, sob orientação do Professor Graham Anthony Devine. Ele recebeu uma Bolsa Parcial no valor de £10.000 pela TLC e cursou o curso de Setembro de 2022 à Fevereiro de 2023, mas optou por não concluir o programa devido falta de condições financeiras adequadas. Retornando ao Brasil, voltou os trabalhos com o Porto Madeira Duo fazendo dois espetáculos durante o ano de 2023 e foi finalista do III Concurso Nacional de Violão da AV-Rio, angariando a terceira colocação.

data
24 de agosto de 2024, 18 horas

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube

entrada franca