Concerto Afluências
Em Afluências encontra-se a mistura do violino de Paula Bujes e do violoncelo de Pedro Huff com gêneros musicais brasileiros como o choro, o frevo, o coco, o aboio, o caboclinhos, o maracatu, o tango, a milonga e o chamamé. A criatividade, a surpresa e a energia que saem como faíscas de suas interpretações espalham música pra quem quiser ouvir. O nome do espetáculo – homônimo ao CD lançado em 2017 por meio de financiamento coletivo – foi inspirado em Recife, a cidade dos rios, cuja riqueza repleta de armoriais, rabecas, mangues e frevos se manifesta com vigor nos trabalhos dos dois. Afluências é também o encontro de águas musicais de diferentes fontes, como a música do sul e do nordeste do Brasil, a música regional e a música de concerto.
O trabalho reúne compositores tradicionais e novos compositores, com obras de Villa-Lobos, Liduino Pitombeira, Dierson Torres, Adriano Coelho, Paula Bujes e Pedro Huff. A campanha de crowdfunding do CD Afluências teve mais de 300 investidores e contou ainda com apoio da Prefeitura do Recife e do Instituto Ricardo Brennand, que cedeu a Capela Nossa Senhora das Graças para sediar a realização da gravação por conta de sua incrível acústica. O disco foi masterizado Reference Mastering Studio de Homero Lotito, de São Paulo. Afluências está disponível em várias plataformas digitais no Brasil e no exterior pelo selo inglês Drama Musica e no site da Tratore (www.tratore.com.br).
os artistas
Paula Bujes e Pedro Huff
Gaúchos, Paula e Pedro se conheceram fazendo música de câmara durante a faculdade (Ufrgs) e têm trabalhado na formação de duo desde então. Estudaram nos Estados Unidos entre 2007 e 2013 e em 2014 se estabeleceram em Recife, onde lecionam na Universidade Federal de Pernambuco. Participam frequentemente de festivais e realizam recitais e masterclasses no Brasil e nos Estados Unidos. Na agenda de 2018 está uma semana de recitais em Porto Alegre (RS), o Festival Internacional de Campina Grande (PB) e um concerto no Espaço Cultural Bndes (RJ).
A violinista Paula Bujes reinventa seu virtuosismo na efervescência cultural da cidade de Recife. Ao lado do violoncelista Pedro Huff, lançou em 2017 seu primeiro álbum, Afluências. É spalla da orquestra do Baile do Menino Deus (2017) e assina a direção musical do aclamado espetáculo A Dita Curva (2018). É Doutora em Artes Musicais pela Universidade Estadual da Louisiana sob orientação de Espen Lilleslåtten. Paula é especialista no método de violino de Trendafil Milanov e atualmente trabalha juntamente com discentes na adaptação do método búlgaro ao contexto brasileiro.
Pedro Huff é violoncelista e compositor e mantém atividade artística intensa na música de concerto e na música popular. Com o trio instrumental Freveribe na inusitada formação violoncelo elétrico, guitarra e bateria circulou o estado de Pernambuco com apoio do Funcultura (2017). É doutor em música pela Universidade Estadual da Louisiana sob a orientação de Dennis Parker. Sua obra Frevo do acaso foi gravada e executada em diferentes formações e publicada na revista acadêmica Música Hodie.
Saiba mais em:
Links de videos com repertório do CD:
Heitor Villa-Lobos – Deux Choros-BIS Primeiro movimento: Moderé
Dierson Torres – Toada e Desafio
Liduino Pitombeira –Jaguaribe I – Desafio
Cantiga
Coco
Paula Bujes – Toque de Caboclinhos
Pedro Huff – Subúrbio
Astoriana
U Minha Cidade
Despretensioso
Um dia qualquer
Frevo do Acaso
Liduino PITOMBEIRA (1962 – )
Jaguaribe
I – Desafio
II – Cantiga
III – Coco
Pedro HUFF (1977 – ) Um dia qualquer
Dierson TORRES (1953 – ) Toada e Desafio
Subúrbio – Pedro Huff
Pedro HUFF (1977 – ) Subúrbio
Paula BUJES (1983 – ) Toque de Caboclinhos
Pedro HUFF (1977 – ) Astoriana
Minha Cidade – Pedro Huff
Minha Cidade Despretensioso
Repente – Ariano Suassuna
Adriano COELHO (1981 – ) Sandaia de Coro
Frevo N.3 do Recife – Antonio Maria
Pedro HUFF (1977 – ) Frevo do Acaso
data e horário
5 de maio de 2018, 18h
local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 919 – Porto Alegre)
entrada franca