Concerto de acordeons com o Quinteto Persch
Formado por Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos, Ezequiel de Toni e Rodrigo Persch, o Quinteto Persch iniciou suas atividades em 1999, em Porto Alegre, tendo como objetivo difundir o acordeon através da música de câmara, demonstrando sua versatilidade e oportunizando a exploração do instrumento com repertório de música erudita. Completa em 2018, 19 anos de atividades ininterruptas sendo um dos pioneiros no país com essa formação instrumental de música de câmara e proposta artística utilizando o acordeon.
Neste concerto apresentarão composições de Ernani Aguiar, Wolfgang Amadeus Mozart, Ferec Farcas, J. Strauss, Henrique Alves de Mesquita, Aram Khatchaturian, Astor Piazzola e César Guerra-Peixe.
ERNANI AGUIAR (1950)
Quatro Momentos nº 3
1. Tempo de Maracatú
2. Tempo de Cabocolinhos
3. Canto
4. Marcha
WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)
Serenata KV 525
FERENC FARCAS (1905-2000)
Antigas Danças Húngaras
1. Entrada
2. Danças das Lâminas
3. Ugrós (Saltarelo)
J. STRAUSS (1825-1899)
Tritsch-Tratsch
HENRIQUE ALVES DE MESQUITA (1830-1920)
Batuque
ARAM KHATCHATURIAN (1903-1978)
Dança do Sabre
ASTOR PIAZZOLLA (1921-1992)
La Muerte del Angel
CÉSAR GUERRA-PEIXE (1914-1993)
Mourão
O Quinteto Persch participou de concertos em teatros, auditórios, programações de Universidades e grupos artísticos como a Orquestra de Câmara Fundarte, Orquestra de Câmara da Ulbra, festivais de música como o XXII Festival Internacional de Música de Belém do Pará, II Festival Internacional SESC de Música de Pelotas – RS, II Festival Internacional de Acordeon – MG e o III Festival Internacional da Sanfona – Juazeiro – BA.
Foi contemplado no Projeto Petrobrás Cultural 2007, para gravação do seu primeiro CD sendo o primeiro neste formato no país. Por este CD em 2009, recebeu o Prêmio Açorianos de Música, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre – RS, no gênero erudito, na categoria Instrumentista.
Foi vencedor do Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica 2010 para a realização de turnê na região nordeste do Brasil. Também em 2010, foi selecionado para apresentar-se na 3ª Feira Música Brasil, em Belo Horizonte – MG. Em 2011, o Quinteto Persch foi selecionando nos editais de ocupação dos teatros da Caixa Econômica Federal – Caixa Cultural Brasília e São Paulo e do BNDES.
Lançou em 2012, seu segundo CD com músicas de Astor Piazzolla, Lèon Boëllmann, Antonio Vivaldi e Ivano Battiston. Recebeu também o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2012 e 2014 para a realização de concertos em Escolas Públicas. Realizou em 2013, através do Programa de Intercambio do Ministério da Cultura, oficinas e concertos nas cidades de Salto e Montevidéu – Uruguai.
Lançou em 2015 o terceiro CD Brasileiríssimo que inclui obras de cinco compositores brasileiros: Toninho Ferragutti, Radamés Gnattali, Guerra-Peixe, Ernani Aguiar e Villa-Lobos. Com este CD recebeu o troféu de Prêmio Açorianos de Música 2015, como melhor Arranjador, e no Gênero Erudito como melhor Disco, Instrumentista, Interprete e Compositor.
Atualmente realiza concertos de lançamento (CD/Livro) Chiquinho & Radamés pela Natura Musical.
os músicos
Adriano Persch
Formado no Curso de Graduação em Música: Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs, possui especialização em Educação a Distância – EAD/Senac. Integra, desde 1996, o quadro de professores da Fundação Municipal de Artes de Montenegro – Fundarte (RS). Estudou acordeon com o Professor Oscar dos Reis, de Caxias do Sul. Foi coordenador do 1º e 2º Encontros de Acordeonistas – Fundarte e já se apresentou em inúmeros concertos com grupos, festivais e encontros de música.
Especialista em Educação Musical para Professores da Educação Básica e Licenciado no Curso de Graduação em Música, ambos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs. Professor de Música na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Dedica-se a composição e arranjos de músicas para Acordeon. Atua em diversos grupos de folclore, festivais e encontros de música.
Graduando em Música: Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs. Professor de música no Clube do Professor Gaúcho – Porto Alegre (RS). Tem participado como solista convidado em Orquestras como Orquestra de Câmara Fundarte e Orquestra de Câmara Ulbra. Desenvolve trabalhos de música de câmara, com diversas formações instrumentais.
Estudou Acordeon com Professor Oscar dos Reis. Licenciando em Música pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Professor de Acordeon na Escola Play Music na cidade de Bento Gonçalves e participa em diversos grupos de folclore, festivais e encontros de música.
Estuda Acordeon com Professor Adriano Persch. Professor de música nas cidades Barão, São José do Sul, Alto Feliz e São Pedro da Serra (RS). Integrante da Orquestra Municipal de Barão. Formado em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade de Caxias do Sul – UCS.
data e horário
14 de setembro de 2018, 20h
local
Sesc Lajeado (Rua Silva Jardim, 135)
ingresso
1 kg de alimento não perecível para o programa Mesa Brasil
apoio
Sesc, Sinpro/RS