Lux Sonora apresenta Concerto de Natal

A Orquestra Lux Sonora homenageia o Natal de todos os povos e tempos com canções atemporais do imaginário universal. Obras atemporais, desde o período barroco ao jazz passando por um espetáculo que dialoga entre as linguagens instrumentais e vocais através de duetos de vozes com orquestra e obras solo. O show traz ainda a poesia através de textos selecionados.

O grupo resgata a música de câmara do período barroco com uso de instrumentos modernos na performance, interpretndo obras de compositores como o Italiano Manfredini, o alemão Johann Sebastian Bach, o russo Vladimir Vavilov entre outros.

trajetória
Lux Sonora foi criada em 2016 com a proposta de resgatar o repertório de câmara dos séculos XVI a XVIII. A orquestra tem como objetivo descentralizar e ampliar o acesso à música de concerto, levando a diferentes palcos uma reflexão sobre os aspectos atemporais que permeiam a música de câmara do período barroco.

As obras interpretadas originam-se de um período marcado pela crise dos valores renascentistas, gerada por uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre o espírito e a razão.

premiações

Em 2023 a Orquestra foi vencedora em cinco segmentos no Prêmio Açorianos de Música nas categorias Melhor Composição Erudita e Melhor Álbum Erudito e Melhor Produção Erudita com a obra Passacaglia Para Bonini de Jean Lopes Baiano, escrita especialmente para a Orquestra e amplamente apresentada em concertos da orquestra, Melhor Intérprete com a obra Il Gardelino de Vivaldi, e a Orquestra como a Melhor Instrumentista do ano de 2023.

O grupo realizou concertos nos principais centros culturais do estado em cidades como Porto Alegre, São Leopoldo, Brochier, Canoas, Nova Prata, Pelotas, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo, Dois Irmãos além de palcos de Santa Catarina e Minas Gerais. Espaços como Theatro São Pedro, Festival Música nas Igrejas, Quintas Musaicas, Teatro da Santa Casa Porto Alegre, Ecarta Musical, Noite dos Museus, Feira do Livro, Teatro SESC Porto Alegre, Festival Musicâmara entre outros.

No ano de 2021 a orquestra montou o espetáculo “ Il Gioco dell’ Amore” onde foi premiado na categoria especial ” Melhor live de 2021″ do Prêmio Açorianos de Música de Porto Alegre.

formação
Rafael Marques, direção
Raquel Flores (Soprano) e Cuca Medina (Mezzo-Soprano), solos vocais
Jean Lopes e Elizander Dutra, arranjos

instrumentistas
Bruno Santos (Flauta Doce)
Leticia Piasentín (Flauta Doce)
Elizander Dutra (Fagote)
Priscila de Souza (Viola)
Rafael Marques (Flauta Transversa)
Luis Guerin (violino)
Cuca Medina (canto)
Raquel Flores (canto)
Jean Lopes (Violão)

ingressos gratuitos 

Ficha de Inscrição

Plataforma Sympla