Glória Iriart canta os grandes temas do cinema
Abertura: Felipe Vargas Magdaleno (violão)
(violão) – Natural de Porto Alegre, iniciou seus estudos musicais aos 15 anos. Participou ativamente de diversas master-classes com músicos de renome, tais como Leo Brouwer, Fábio Zanon, Eduardo Isaac, Paul Galbraith e Frank Bungarten. Desde 2007 é aluno de música na UFRGS, sob a orientação de Paulo Inda.
Atualmente é professor no curso de Extensão em Música da UFRGS.
Acompanhada pelo pianista New, Glória interpretará canções que fizeram sucesso no mundo inteiro. O repertório é composto por 13 temas que fizeram a história do cinema nacional e internacional como: Joana Francesa filme que leva o mesmo nome de Cacá Diegues, As time Goes By (Casablanca), Smile (de Charles Chaplin), Alfie (Burt Bacharach), entre outras.
artista
Glória Bernadete Iriart
Em 1959, no famoso “Clube do Guri”, Glória Iriart alcançava o segundo lugar de melhor cantora. Em 1960, foi convidada por Adroaldo Guerra (carinhosamente alcunhado de Vovô Guerra) para cantar na Rádio Gaúcha. Assim deixava a Rádio Farroupilha, para fazer parte do elenco da Rádio Gaúcha, sendo que o próprio Maurício Sirotsky Sobrinho pediu autorização para o pai de Glória.
Neste mesmo ano, por Maurício, é criado um quadro infantil em seu programa na Rádio Gaúcha, transmitido ao vivo do Cinema Castelo, que ficou ao comando de Glória Iriart, com apenas onze anos de idade.
Na década de 60, Glória participa e vence diversos concursos musicais de Porto Alegre, culminando na etapa regional do concurso “A grande chance”, programa nacional, idealizado e comandado por Flávio Cavalcanti. Em 1967, muda-se para o Rio de Janeiro, iniciando sua carreira profissional.
Cantou no Canecão, em temporada de 45 dias, sendo sucedida por Maysa. Glória dividiu shows com Ciro Monteiro, Maysa, Maria Creuza, Gonzaguinha e Taiguara. Participou de vários festivais. Seu trabalho musical ininterrupto de 1959 a 1978 rendeu um compacto duplo. No início dos anos 80 Glória retorna a Porto Alegre e continua apresentando-se em Projetos como os da Casa de Cultura Mário Quintana e SESC.
data e horário
22 de janeiro,18h
ingresso
Entrada franca
local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)