Maurício Marques apresenta o show Violão de Fole
O compositor, arranjador, instrumentista e professor de música Maurício Marques apresenta o show “Violão de Fole”, integrando composições autorais e releituras do repertório rio-grandense executadas em seu violão de oito cordas.
Nos arranjos de composições gaúchas estão “Elle ou Alguém por Elle” , choro do compositor Octávio Dutra, Sétima no Pontal”, de Renato Borguetti e Véco Marques, e “Milonga para as Missões”, de Gilberto Monteiro.
O selecionado repertório de temas instrumentais traz a personalidade do dedilhar do concertista que recebeu variadas premiações no país e já se apresentou em diferentes países da América Latina, EUA, Europa, Ásia e África como Paraguai, Argentina, Peru, Colômbia, Equador, Alemanha, Itália, Rússia e Armênia.
trajetória
Maurício Marques, compositor, arranjador, instrumentista e professor
Têm extensa discografia e currículo. Mestre em Composição (UFRGS), Especialista em Educação (EST), Bacharel em Violão (UFPel), é compositor, arranjador, instrumentista e professor de música. Coordenou o curso de Licenciatura em Música nas Faculdades EST e os Cursos Técnicos em Música da ESEP entre 2019 e 2023.
Recebeu Troféu Milton de Lemos (1998), Troféu Vitória (1998), Prêmio Açorianos de Música pelos discos “Cordas ao Sul “Milongaço”, 7º Prêmio Visa (2004), Violões do Brasil, Rumos Itaú Cultural (2005, 2010 e 2013), festivais de música pelo país, com gravações e premiações. Integrou o Quarteto Maogani e tem um livro com suas composições editado pela Editora Henry Lemoine-Sergio Assad (frança).
Microlonga nº11 (milonga) Maurício Marques
Bons Ventos (chamamé) Maurício Marques
Baiãoneirão (Baião/vaneirão) Maurício Marques
“Elle ou Alguém por Elle” Octávio Dutra
Tiro ao Alvaro (samba) Adoniram Barbosa
Choro pro Xará (choro) Maurício Marques
Batucadas nº1 (samba) Maurício Marques
Bugio Transgênico (bugiu) Maurício Marques
Violão de Fole (vaneirão) Maurício Marques
Sétima no Pontal (valseado) Renato Borghetti/Veco Marques
Pra ti guria (chamamé) Gilberto Monteiro
Milonga para as Missões (milonga) Gilberto Monteiro
data
26 de abril de 2025, 18 horas
local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube
entrada franca