Pablo Vares – Inexorable

Músico uruguaio, apresenta um show de música instrumental. No violão flamenco e handpan, a arte centenária do sul da Espanha se encontra com um dos instrumentos mais recentes da humanidade. Repertório autoral e releituras de grandes clássicos. Tradição e inovação numa apresentação intensa e hipnótica.

Músico e compositor todo terreno. Seja no espaço público ou como solista convidado por uma orquestra sinfônica, mantém sua identidade e valor musical em toda situação e contexto. Das ruas, aos teatros. Natural do Uruguai, naturalizado brasileiro, suas músicas tocam nas ruas e  na televisão. Compõe para cinema, mas toca para todos. Violonista flamenco com mais de dez anos de experiência dentro e fora do âmbito tradicional, em constante pesquisa e transformação.

trajetória

Músico, compositor, produtor e diretor musical natural do Uruguai radicado no Brasil desde 2012. Percorre seis estados apresentandodezenas de espetáculos e trabalhandocommais de quinzecompanhias de dança flamenca. Indicado a doisprêmios de melhortrilha sonora empeças de teatro, trabalhacom grandes nomes como RosamariaMurtinho, Leticia Spiller, Marcos Mion, Bruno Fagundes e Jorge Farjalla. Grava comvários artistas como a banda Blitz e produz músicas para a Globo, que tocam no Big Brother Brasil 2022. Compõe para o meio audiovisual e temseutrabalhoexibido na Irlanda. Vinculado a instituiçoes de renome como o Instituto Cervantes, o Sindicato Nacional dos Compositores Musicais e diferentes universidades. Participa emumadúzia de programas de rádio e televisão como o “Caldeirão do Huck”, “Caldeirão com Mion”, “Encontroscom a Fátima Bernardes”, “Dancing Brasil” e “Você na TV!” em Portugal.  Artista de rua desde 2013, leva arte e cultura para todos  e temseutrabalhoreconhecidoao ser convidado a participar emfestivais, documentários e séries do segmento como “Buscando Buskers”, que passaem diversos canais como Arte 1 e Music Box Brasil. Seutrabalho instrumental possuiumaidentidadeprópria que o leva a palcos reconhecidos do meio como o Clube do Choro Brasília e o MarienCalixte Jazz Music Festival, participando assim nos mesmos eventos que grandes artistas de renome como Marcell Powell e Hamilton de Holanda.

Flamenco
Radicado no Brasil desde 2012, trabalha por todo o território nacional commais de quinzeescolas e companhias de dança flamenca com as quais faz turnê e recebe umaindicaçãoaoprêmioAçorianos por melhortrilha sonora. Apresenta, assim, dezenoveespetáculosem teatros de todo o país e participa em todo tipo de tablaos e festivais do meio flamenco.

Flamenco e algo mais
Desenvolve um trabalho único ao unir as técnicas do violão flamenco às do live looping. Esta junção é um fio condutor no tempo que une tecnologia e tradição, as raízes de uma arte centenáriacom as possiblidades dos dias de hoje. Esta técnica permite criar um diálogo musical ondeinteragem diversas vozes que nascem de um único instrumento. Se apresentaassimem palcos de todo o país.

Além da música
Seus vídeos de humor respondendo hatersnas redes sociaisresultaramemmais de vintematérias publicadas. Istoincluiuma entrevista para a revista Quem e publicaçõesemoutroscanaisreconhecidos como a Caras e a coluna da PatríciaKogut. Dessa forma consegue provocar a reflexão sobre assuntos como preconceito, julgamento e os estigmas dos padrões de belezaartificiais na nossasociedade.

Outros estilos
Através de colaboraçõescomoutros artistas incorpora o flamenco à projetos de outrasvertentes. Desde rock nacional (grava duas músicas com a banda Blitz) até o metal (featcom a VioletOrlandi, que tem 1M seguidores no YouTube) passando pelo pop (Luacheia – Dienis ft. Leticia Spilleresteve entre as 100 mais tocadas do Brasil no Spotify) Pablo consegue se adaptar e incluir suaidentidadeem diferentes estilos.

Teatro
Percorre nove estados e fica ano e meioemcartazcom a peça de teatro Dorotéia, que comemora os sessenta anos de carreira da atrizRosamariaMurtinho. Participa no musical Zorro: Nasce umaLenda, que bate o recorde de bilheteria do Teatro Santander em São Paulo com Marcos Mion, Leticia Spiller, Bruno Fagundes e elenco .Atua como intérprete e diretor musical do espetáculo Infusión, que apresentaemquatro estados e cria a trilha sonora para o Ensaio Hamlet Máquina (Leticia Spiller, Dir. Jorge Farjalla), monólogo emquatroatos gravado para transmissãoem formato online no Teatro XP Investimentos durante a pandemia.

Arte de Rua
Seu trabalho nas ruas como Juglar (Jogral) perpetua umofíciomilenar e promove, desde 2013, valores como livreacessoa arte e cultura, e a apropiação do espaço público para intercâmbiosculturais e experiências enriquecedoras. Se apresentadesta forma emoitocidades e três países de dois continentes. Participa emtrêsfestivais representando a classeemdois estados, e é convidado a dar depoimento sobre suasexperiênciasemdoisdocumentários e na série Buscando Buskers que passaemcanais como Arte 1 e Music Box Brasil.

Trilha Sonora/Produção musical
É encomendado com a produção de dez faixas para a Biblioteca Musical da Globo, que tocaram durante o Big Brother Brasil 2022. Durante a pandemia assina a trilha sonora para a curta-metragem Enquanto Seu Lobo Não Vem, que estrea na Irlanda, e para a peça Ensaio Hamlet Máquina, transmitida em formato online em parceria com o Teatro XP Investimentos. Ambos trabalhos protagonizados pela atriz Leticia Spiller sob a direção do Jorge Farjalla.

Rádio, televisão, podcasts
Difusor do flamenco, participouemumadúzia de programas de rádio e televisão como O Caldeirão do Huck, Encontroscom a Fátima Bernardes, Dancing Brasil e TamanhoFamília no Brasil e Você na TV! em Portugal.

Solista
Solista convidado pela Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, realizasuaprimeiragravaçãocom orquestra e temduasapresentações marcadas nesse formato para 2023. Em formato solo, apresenta o show Encruzilhada no Fringeem Curitiba, no Sindicato Nacional dos Compositores Musicais (RJ) e no Instituto Cervantes Rio de Janeiro. Seu show La Fragua (disponível no YouTube) estreouem formato online durante a pandemia graçasaopatrocínio da FundaçãoEcarta e, posteriormente, em formato presencial, é recebido pelo Instituto Cervantes Brasília. Atualmenteapresentaseu show Inexorable, como prélançamento do seuprimeiro disco homônimo, que leva para o Clube do Choro emBrasília e o MarienCalixte Jazz Music Festival  em Vitória participando, assim, no mesmo evento que grandes nomes como Hamilton de Holanda.

Docência
Ministra cursos especiaisem universidades como a UCSAL (Universidade Católica de Salvador) e instituições de renome como o Instituto Cervantes e o Sindicado Nacional dos Compositores Musicais. Em paralelo, suas vídeo-aulas para a escola virtual Cordas e Música jáatingirammais de noventa mil visualizações no YouTube.

Endorsee
Pablo Vares contacom o apoio da PHX Instrumentos, Leolani&Kumu e Rômulo Almeida Luthieria.

2º Festival de Percussão

Pablo Vares participa deste evento do Ecarta Musical com oficina de flamenco e handpan, das 14h às 16h. Na oficina serão trabalhados os ritmos e compassos de diferentes estilos tradicionais do flamenco. Diversas técnicas, exercícios e conhecimentos aplicáveis a qualquer tipo de instrumento de percussão assim como na percussão corporal.

Na oficina de flamenco e handpan serão trabalhados os ritmos e compassos de diferentes estilos tradicionais do flamenco. O instrumento utilizado pelo Pablo para demonstrar estes recursos será o handpan mas as diversas técnicas, exercícios e conhecimentos que serão repassados são aplicáveis a qualquer tipo de instrumento de percussão assim como na percussão corporal.

data
12 de outubro de 2024, 18h

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube

entrada franca