Violeta Parra – Uma atuadora!
Navegando nos limites entre teatro, performance e show cheio de poesia e intensidade Violeta Parra – Uma Atuadora! faz um tributo à Violeta Parra (1917-1967) pelas vozes, olhos, mãos e histórias da atuadora Tânia Farias e do violonista e compositor Mário Falcão, acompanhados pelos músicos Johann Alex de Souza e Carlos Eduardo Falcão.
Apresentam um repertório que mistura o andino com ritmos brasileiros apresentando o trabalho único da artista chilena. Cantora e violonista desde criança, Violeta Parra pesquisou ritmos, danças e canções populares, transformando-se em ponta de lança do movimento da “nueva canción” que projetou a música chilena no mundo.
Conhecida no Brasil principalmente pelas composições “Gracias a la Vida” e “Volver a los 17”, seu legado é inestimável para a música engajada latino-americana. Com esse viés mestiço a performance veste as canções deste ícone da arte da América do Sul.
o grupo
Tânia Farias, voz, leguero, performance
É atriz e cantora, encenadora, figurinista, cenógrafa, artista visual, professora de teatro e produtora cultural. Vem desenvolvendo projetos em audiovisual e música. Atuadora do Nóis Aqui Traveiz desde 1994. Sua biografia “Tânia Farias–O Teatro é um Sacerdócio” de Fábio Prickladnick, foipublicada pelo Festival Porto Alegre em Cena. Foi perfil da revista CULT na série Dicções Femininas, junto a outras referências na luta feminista no campo das Artes. Na área da música, criou e atuou nos shows musicais “Na trilha-25 Anos do Ói Nóis”, “Zé Canta Brecht”, “A Saga de Canudos – o show”.
Mário Falcão, guitarra e charango
Experimenta uma trajetória de ações colaborativas, em eventos compartilhados com outros artistas, desde meados dos anos 1980. Na sequência, integrou a Orquestra de Mantra Rudráksha – grupo que realizou apresentações no Brasil e em Portugal. Retomando seu trabalho de cantautor, fezshowsemdiversosespaçosculturaise teatros, alternando diferentes formações. Em sua discografia estão os álbuns: mário falcão (2004–PrêmioAçorianosdeMelhorÁlbumeMelhorCompositor/MPB), Amador (2011), Muamba (2016) eoEPFeitoemcasas(2021). Mais recentemente, passou a integrar – como instrumentista-o espetáculo cênico -musical Violeta Parra- uma Atuadora, acompanhando a cantora e atriz TâniaFarias (ÓiNoisAquiTraveiz). Em 2022 participou do Circuito Dandô Rio Grandedo Sul,apresentando suas canções no litoral gaúcho.
Johann Alex de Souza, baixo
Carlos Eduardo Falcão, percussão
data
23 de novembro de 2024, 18h
local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube
entrada franca