Galeria Ecarta: 20 anos mostrando o melhor das artes visuais

A Galeria Ecarta é um dos projetos principais da Fundação Ecarta que completa 20 anos. Alguns números demonstram a intensidade destas duas décadas de exibição do melhor da produção de artes visuais: foram mais de 150 exposições de artes visuais, reunindo 740 artistas, 126 curadores somando mais de 34 mil visitantes. Todos os artistas são reconhecidos e apoiados como profissionais, recebendo suporte para as montagens, assessoria de imprensa e segurança das obras durante o período da exposição.

Criada em 2005, dispõe de quatro espaços expositivos para diferentes linguagens das artes visuais, ofertando cerca de 12 exposições ao ano, mesclando jovens e consagrados artistas.

Desde seu funcionamento a Galeria de Arte teve a coordenação de Paulo Gomes, Adriana Donato,  Gabriela Motta, Leo Felipe e André  Venzon que gerencia o projeto desde 2018.

A enchente em releituras

O ano iniciou com a exposição coletiva e lançamento de catálogo do projeto Marco Zero com a participação de dez artistas contemporâneos. A mostra ficou em cartaz de 14 de janeiro a 2 de feveiro e abordou o tema da enchente de maio de 2024 que atingiu a capital gaúcha, alagando de forma marcante o território onde nasceu a cidade. O projeto transportou para a Galeria Ecarta uma das marcantes produções visuais que integraram a programação do primeiro ano do Museu de Arte do Paço (MAPA).

A mesma exposição se transformou em itinerante e está no Palacete Pedro Osório em Bagé entre 25 de abril a 3 de junho. Após estará em Santa Cruz e Novo Hamburgo.

Adriana Giora, André Venzon, Bianca Santini, Dennise Iserhard, Lu Gaudenzi, Magna Sperb, Mery Bavia, Milena Julianno, Tiago Giordani e Vera Reichert integram esta seleção com curadoria de André Venzon.

Bienal do Mercosul

A partir de 2025, a Fundação Ecarta passou a ser um dos espaços da Bienal do Mercosul. O artista boliviano Freddy Mamani transformou a sede da Fundação em uma grande tela, pintando sua fachada com os traços da reconhecida nova arquitetura andina. O prédio foi colorido com a cosmologia originária da América, deixando em Porto Alegre um legado artístico e simbólico.

Além da intervenção artística na fachada, a galeria também recebeu obras de artistas da China, Colômbia e França (Guadalupe). A mostra iniciou em 27 de março e a visitação segue até 1º de junho com entrada franca.

Seleções do ano

Para o restante do ano, a galeria de arte da Fundação Ecarta reserva outras 11 exposições, tanto nas salas do espaço térreo, como no segundo andar na sala do Projeto Potência, destinado à arte contemporânea.

– 12 de junho e a 13 de julho –  O cineasta, músico e fotógrafo Carlos Gerbase apresenta uma seleção de imagens na mostra Fotos de Cena, com curadoria de Eduardo Aigner e Juarez Fonseca mostrando uma seleção exclusiva da efervescência cultural de Porto Alegre nas décadas recentes.

– 17 de julho a 17 de agosto exposição de Ernani Chaves e Sandra Kravetz com curadoria de Gabriela Motta.

– 21 de agosto a 21 de setembro – 6º Festival Internacional de Videodança com mostra de mais de 40 trabalhos de diferentes países e continentes consagrando nesta nova linguagem que estará com visitação aberta entre

A realização é uma parceria com a Universidade Federal de Pelotas com organização de Carmen Hoffmann e Rosangela Fachel.

– 30 de setembro e 2 de novembro – Bira Fernandes e Jotape Pax, com curadoria de Mona Carvalho.

– 11 de novembro e 13 de dezembro – As artistas visuais Eneida Stroher e Lurdi Blauth trazem seus trabalhos ao público com curadoria de Fernanda Albuquerque.

– 18 de dezembro a 25 de janeiro de 2026, – trabalhos do fotógrafo Igor Sperotto e do artista visual Walter Karwatzki,  com curadoria de Niura Ribeira Legramante.

 

Cinco exposições no Projeto Potência

O edital deste ano recebeu 35 inscritos para as cinco mostras de 2025.

Angela Cristina Ribeiro dos Santos – ”55 70 25”

Edu Devens – Encaixotando Desencaixados.

Fernanda Fedrizzi – Cronotopografias.

Juliana Schnack – Meio.

Tiago Josefiaki – Corpos em Colapso: Fragmentos do Desejo e da Alienação.

 

Espaços expositivos

Galeria Ecarta

Duas salas no téreo que sediam as principais exposições desde 2005.

Projeto Potência

Criado em junho de 2022, este espaço é dedicado a jovens artistas e a arte contemporânea em uma sala no segundo andar do prédio.

Professor Artista – Artista Professor

Espaço de arte-educação criado em junho de 2023 para exposição e reflexão sobre o papel dos artistas e o valor da arte na escola, numa ocupação pedagógica na sala de recepção da casa.

Muralismo

Em 2023 o muralismo conquistou seu espaço, trazendo a expressão desta arte urbana com suas linguagensao corredor que liga à sede da Casa do Professor. Atualmente reflete o trabalho da artista Carla Barth com elementos que remetem ao bairro Cidade Baixa, sede da Fundação.

Festival Internacional de Videodança do RS (Fivrs)

Em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, a Fundação Ecarta realiza a mostra de videodança que chega a sexta edição em 2025. É um dos espaços consolidados de projeção desta nova linguagem artística contemporânea confluindo a dança, a arte de mover-se e a arte de produzir imagens técnicas em movimento, como o cinema, o vídeo e as artes digitais. A participação nos editais de seleção é crescente e atrai trabalhos de dezenas de países de todos os continentes.

O cronograma das exposições dessas duas décadas e registros fotográficos estão disponíveis no site da Fundação www.ecarta.org.br, no histórico da Galeria Ecarta.