CONVÊNIO

Grupos terapêuticos passam a prestar apoio a familiares de pacientes relacionados à doação e transplante de órgãos

 

Atendimento gratuito inicia dia 28 de setembro na Fundação Ecarta, resultado de convênio com o curso de Psicologia da Faculdade Factum

Um convênio entre a Fundação Ecarta, por meio do projeto Cultura Doadora, e o curso de Psicologia da Faculdade Factum oferece atendimento a familiares de pacientes pré-transplantados e membros de famílias doadoras de órgãos. A iniciativa busca apoiar emocionalmente os familiares, mas também contribuir para a conscientização e promoção da doação de órgãos.

A parceria marca as ações do Setembro Verde, mês dedicado a fomentar a conscientização à doação de órgãos.

Pré-transplantados e famílias doadoras

Serão dois grupos terapêuticos distintos. Um direcionado a familiares que vivenciam a angústia e a incerteza de acompanhar um ente querido na espera por um transplante. O objetivo é fornecer suporte emocional, informações fundamentadas sobre o processo de transplante, e ajudar a desenvolver estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade.

O outro grupo é voltado para os familiares que vivenciam o luto pela perda do seu ente querido, considerando o contexto da morte encefálica e doação de órgãos. A proposta é criar um espaço de acolhimento onde os familiares possam compartilhar suas experiências, receber suporte emocional e encontrar recursos possíveis de enfrentamento.

Esses grupos serão coordenados por alunos do curso de Psicologia da Factum, sob a supervisão de psicólogos experientes, proporcionando aos participantes um acompanhamento cuidadoso, ético e profissional.

Essa iniciativa faz parte do Projeto Cultura Doadora que, há 12 anos, promove ações de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

Funcionamento

Para Familiares de Pessoas na Lista de Espera para o Transplante

Este espaço tem por objetivo a troca de experiências; a expressão de sentimentos esperados, tais como ansiedade, medo e esperança; e o acolhimento das percepções e expectativas relacionadas ao processo de transplante. Desta forma, a participação em um grupo terapêutico pode ajudar a esclarecer fantasias, reduzir sintomas de ansiedade e promover uma melhor adaptação ao longo do período de espera (Garcia et al., 2005).

O primeiro encontro será dia  28 de setembro, das 10h às 11 horas.

Para Famílias Doadoras de Órgãos e Tecidos

A autorização da doação de órgãos de um familiar coincide com uma experiência dolorosa de luto, necessitando de uma abordagem psicológica cuidadosa e respeitosa (Sadala, 2004). A participação em um grupo terapêutico pode proporcionar alívio do sofrimento e sensação de pertencimento, ao estabelecer um ambiente seguro de compartilhamento de experiências e sentimentos entre os familiares.

O primeiro encontro será realizado no dia 28/09, das 11h15 às 12h15

Inscrições

pelo email psicologia@factum.edu.br, até 24 de setembro de 2024

participantes
até 12 por grupo

requisito
maiores de 18 anos